Microkinesitherapie, originalmente do francês (o termo vem do grego “micro” que significa pequeno, “kinesi” que significa movimento, e “therapie” que significa terapia/tratamento, ou seja literalmente”tratamento por pequenos toques”. A sua tradução para o português, Microfisioterapia.
Microfisioterapia é um método de terapia manual sutil que chega ao Brasil no ano de 2004, com berço na França, seu país de origem, através de seus criadores Daniel Grosjean e Patrice Benine na década de 80. No Brasil realizam a primeira formação profissional em 2005, através do Instituto Salgado de Saúde Integral que traz a Microkinesitherapie para formação complementar e especializada para fisioterapeutas.
Atualmente já são muitos fisioterapeutas atuando na técnica pelo mundo, esta modalidade é reconhecida na França e em vários países, fazendo parte da carta de qualificação dos fisioterapeutas da França. No Brasil a técnica trata-se de uma formação complementar para fisioterapeutas, com duração de 2 anos.
A Microfisioterapia traz na sua base o conhecimento sobre ciências ocidentais que são a anatomia, a filogênese e a embriologia para desenvolver uma ferramenta de trabalho, um “alfabeto”, nossos mapas, explorável e reprodutível permitindo a “leitura “ do corpo do paciente a partir dessa micropalpação. O objetivo pretendido seria de explorar uma tradição milenar, a cura com as mãos, tornando-a racional e cientifica.
Daniel Grosjean
Nasceu em Paris, no ano de 1938. Licenciatura e mestre no curso de Teologia. Formação Fisioterapeuta e osteopata em 1982. Desde 1980 com Patrice Bénini para desenvolvimento da Microfisioterapia. Divide o seu tempo entre os atendimentos e ensinando esse método desde 1984 com pesquisas, experimentações, publicações de artigos e diversos livros sobre a técnica.
Patrici
Bénini
Nascido na França, formação em osteopatia e co-criador da Microfisioterapia e criador do MKE – MicroKinesitherapie Evolutive, que é um protocolo de mapas com uma abordagem micropalpatória própria MKE, criada a partir de pesquisas e trabalho originalmente com crianças. Atualmente segue desenvolvendo novos protocolos para evolução do método.
O que é
É um método de terapia manual com uma abordagem sutil que nasce primeiramente a partir da habilidade palpatória de seus criadores, os osteopatas e fisioterapeuta franceses Daniel e Patrice.
Caracteriza-se por uma abordagem gestual sutil que consiste através da micropalpação identificar e estimular, usando a noção de re-informação, a eliminação de ritmos vitais* corporais alterados, que carregam marcas (sobrecargas/cicatrizes/memórias) que colocam em disfunção o bom funcionamento fisiológico de células e tecidos.
Através da leitura gestual específica do método o terapeuta estará trabalhando nessas memórias/marcas/ritmos teciduais e celulares disfuncionais. Vários pesquisadores descobriram e tem demonstrado que as memórias estão armazenadas por todo o corpo, não apenas no cérebro (Kandel e Eric, 2006)
RESUMIDAMENTE É UMA TERAPIA MANUAL SUTIL QUE BUSCA LIBERTAR, VITALIZAR E HARMONIZAR O CORPO DE PADRÕES RÍTMOS DISFUNCIONAIS E TÓXICOS PARA A PESSOA.
Referencia consultada livro “Fisioterapia Corpo e Mente. Prof. Afonso Salgado. ED. Andreoli
Para entender mais sobre oque é Microfisioterapia, clique no botão abaixo