top of page

Outras abordagens

Confira métodos e técnicas utilizados

DERMONEUROMODULAÇÃO (DNM)

É uma técnica desenvolvida pela fisioterapeuta canadense Diane Jacobs. Constitui uma abordagem manual suave, estruturada e interativa de terapia manual que considera o sistema nervoso do paciente um conjunto, desde as células da pele até a percepção de si mesmo. As técnicas utilizadas são lentas, suaves, inteligentes, responsivas e eficazes.


A DNM é uma forma interativa de tratamento, diferente de modos estritamente operacionais onde uma “disfunção biomecânica” deve ser encontrada e “corrigida”. A DNM considera alterações biomecânicas como uma defesa e não um defeito. Irá tratar a dor de forma suave e objetiva.


Utilizo muito essa abordagem somada aos tratamentos com a Microfisioterapia, de acordo com a necessidade e avanços clínicos do paciente.

Massagem no pescoço para acupressão
Massagem na cabeça

TERAPIA CRÂNIO SACRAL CS1

O conceito CranioSacral é uma visão terapêutica baseado em observações anatômicas e fisiológicas. É uma modalidade de terapia manual suave, que requer um ponto de vista em particular, aquele de ver o individuo como uma totalidade integrada. Criada há mais de 30 anos pelo médico osteopata e pesquisador Dr John E. Upledger, que propõem a utilização do sistema crânio sacral para melhorar o funcionamento corporal e ajudar a aliviar dores e disfunções.
 

O sistema crânio sacral é constituído pelas membranas e pelo liquido cerebroespinhais, que constituem um sistema hidráulico que envolvem e protegem o cérebro e a medula. Esse sistema estende-se desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro e cóccix. Como esse sistema vital influencia o desenvolvimento e desempenho do cérebro e da medula, um desequilíbrio ou restrição nele pode ocasionar várias disfunções sensoriais, motores ou neurológicos.


As manobras da terapia crânio sacral, ao atuarem nesse sistema hidráulico, irão estimular o seu melhor funcionamento, objetivando encorajar os mecanismos naturais de cura do corpo, dissipando efeitos de estresse sobre o sistema nervoso central. Dessa forma, beneficiando uma melhor base para a saúde integral e resistência a doenças.


Na minha prática clínica utilizo muito e indico como uma terapia auxiliar nos tratamentos, e vem a auxiliar e potencializar as liberações com as sessões de Microfisioterapia, potencializando e otimizando melhores resultados.

BARRAS DE ACCESS

Uma técnica de terapia corporal criada pelo americano Gary Douglas, em 1990, que mapeou 32 pontos energéticos na região da cabeça que armazenam corrente eletromagnética das sinapses neurais e que criam padrões comportamentais e reações programadas de cada pessoa, onde cada ponto possui registros de informações ligados a pensamentos, ideias, atitudes e crenças que levam a várias reações e atitudes. O processo terapêutico de “correr” ou ativar suas barras vai suavizar crenças negativas e proporcionar mais suavidade nos pensamentos e reações, ao facilitar a liberação desses registros no cérebro e corpo. Melhorando sua forma de ser, perceber e reagir ao ambiente.

Massagem no Ombro

FISIOTERAPIA INTEGRATIVA
Metodo Afonso Salgado

Método idealizado pelo Professor Dr. Afonso Salgado, fisioterapeuta Phd, usando todo seu conhecimento e prática clínica, ele avança num caminho que é a evolução e expansão no cenário da atuação clínica do fisioterapeuta.

Nesse curso aprendemos a integrar e ampliar o olhar sobre os vários aspectos envolvidos no processo de busca pela saúde, reconhecendo o Ser integral que somos com as mais variadas influências. O conhecimento Integrativo busca associar as conexões que existem entre as patologias interdependentes dos órgãos do sistema músculo esquelético, da nutrição, e fatores do ambiente. Saber identificar essas influencias, onde podemos intervir enquanto terapeuta com nossas abordagens, orientar o paciente é o que fazemos enquanto fisioterapeutas integrativos. Associando diferentes abordagens para melhores resultados.

AIM Masterclass | Abordagem Integrada da Mente

Criada pelo psiquiatra Diogo Lara, PhD, que reúne várias linhas da psicologia e meditação nesse método chamado AIM – abordagem Integrada da mente, onde o objetivo é levar o paciente a buscar processar memorias que naturalmente irão desencadear novas percepções através da liberação somática desencadeada por mecanismos naturais presente em nosso próprio corpo. São lindas experiencias de libertação. Que na minha prática são naturalmente acolhidas quando chegam.

AIM Logo primario-2-1.png
20220422_111619_edited.jpg

BIOFEEDBACK CardioEmotion TREINO VARIABILIDADE FREQUENCIA CARDÍACA

Avaliar e treinar a variabilidade da FR é muito importante para complementar vários tratamentos, oferece suporte a modulação do sistema nervoso autônomo e a modulação autonômica que as terapias manuais que utilizo já oferecem.  Esse é o objetivo de trazer o treino da variabilidade FC por biofedback com CardioEmotion. O CardioEmotion é um programa de computador que, integrado a um sensor colocado na ponta dos dedos, detecta a frequência cardíaca do paciente enquanto exercícios respiratórios são realizados ao observar o padrão inspiratório e expiratório na tela do computador. Gerando indicadores que nos permitem avaliar a qualidade e também treinar /avaliar bons indicadores no parâmetro variabilidade da FC, que indicam melhores estados de saúde.

FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM BIODÉCODAGE
Prática de Christian Flèche
Ciclo 1- Biobases 1

A biodècadage ou “decodificação biológica das doenças” é uma abordagem terapêutica criada pelo psicoterapeuta francês Christian Flèche.  A biodecodage traz somados a sua pratica clínica, o conhecimento das descobertas do médico alemão Doutor Hamer e sua nova medicina germânica, conhecimentos em PNL (prática neurolisguistista) e prática de metáforas, o conhecimento da hipnose ericksoniana e psicogenealogia. A abordagem visa tratar a origem emocional dos sintomas e convida a olhar a doença sob um novo prisma, deixando de vê-la como um problema para ver nela uma solução adaptativa. Onde tudo é reação de adaptação vital. Através de protocolos usando de metáforas podemos chegar a re-sentires que se transformam em liberação e cura no corpo do paciente, através de uma reprogramação natural.

É um conhecimento que amplia e abre espaço para o momento de busca de paciente, na minha prática.

Menina de flor
Retrato de primavera

LEITURA BIOLÓGICA

A Leitura Biológica é uma técnica criada pelo fisioterapeuta belga Dr. Emmanuel Corbeel, ela é uma ferramenta que auxilia para buscarmos as relações entre as emoções e as doenças, entre os sintomas que apresentamos e a história que carregamos. Um pode explicar o outro ou, um pode gerar o outro.

A Leitura Biológica promove a compreensão das leis biológicas que podem reger os eventos causadores de doenças e disfunções corporais, favorecendo uma abordagem clínica complementar. Sua base teórica está nas descobertas e conhecimento das descobertas do Doutor Hamer e sua nova medicina germânica.

Branch of Flowers

OLIGOTERAPIA CATALÍTICA

É uma ferramenta baseada na ação terapêutica de elementos químicos na sua forma ionizada, isolados ou compostos, visando o equilíbrio bioenergético do organismo. Objetiva o tratamento de pacientes que apresentam um conjunto de sinais (morfologias) ocasionados por uma desordem reversível de parte ou de todo o organismo. A oligoterapia devolve o equilíbrio dos sistemas catalíticos ou enzimáticos que envolvem esses minerais e reprime os arquétipos (terrenos biológicos) responsáveis pela manifestação de inúmeros distúrbios.

É uma abordagem funcional e não sintomalógica, caracterizada pelo uso terapêutico  dos oligoelementos ( no caso, frequenciais Ca, Fe, entre outros) visando uma ação reguladora e preventiva dos desequilíbrios energético-funcionais de um indivíduo. Atua como uma  abordagem integrativa do paciente, levando em conta seu estado geral , sua natureza, seu temperamento, sua memória, dentre muitos outros aspectos.

Na minha pratica, a oligoterapia torna-se complementar somada aos tratamentos das terapias manuais que utilizo, otimizando muitos resultados.

bottom of page