top of page

Saiba quais são os princípios importantes da Microfisioterapia

A Microfisioterapia e seus métodos. Conheça mais!


MICROPALPAÇÃO

São gestos manuais suaves utilizados pelo Fisioterapeuta para trabalhar na superfície corporal do paciente. O trabalho é realizado com a sensação entre suas mãos, o qual percebe e avalia o ritmo vital, que é natural de cada um. O terapeuta detecta esse ritmo vital e avalia seu estado. Movimentos fluídos indicam tecidos normais. Enquanto sensações densas com restrições indicarão ausência do ritmo vital normal, indicando o que chamamos de memória tecidual ou cicatriz patogênica. Na sequência o fisioterapeuta busca as zonas de projeção específicas para estimular a autorregulação no corpo. Lembrando que a autocorreção é de cada pessoa e irá responder de acordo com sua capacidade biológica e no tempo do seu corpo.


CICATRIZ PATOGENICA

É o vestígio deixado pelo agente agressor no corpo. Quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológica ou porque a agressão foi muito forte, é formada uma cicatriz patológica. A cicatriz patológica desequilibra as células e tecidos, atrapalha suas funções provavelmente gerando sintomas. O tecido onde a cicatriz patológica está instalada é caracterizado pela diminuição ou perda de vitalidade. É sobre a cicatriz patológica que o gesto de correção será aplicado.


AUTO CURA

É a capacidade que todo ser vivo tem de fazer algo por ele mesmo e para ele, usando sua capacidade de auto gestão e auto correção. Princípios que também compõem as bases para os processos de cicatrização e imunológicos. O corpo tem a capacidade de reconhecer seu agressor (antígeno) e se defender (anticorpos). Quando a agressão é muito forte ou repentina e o corpo não conhece o agente estressor, a capacidade de auto regulação não se manifesta com suficiência e os sintomas se instalam. O Fisioterapeuta irá trabalhar para mostrar ao corpo a origem da agressão, e desta forma o mecanismo de auto cura poderá se iniciar.


ESTIMULAÇÃO HOMEOCAUSUAL

Existe uma grande lei na imunologia, e é enunciada da seguinte maneira: para que um organismo possa iniciar um anticorpo (um mecanismo de defesa), será necessário que o mesmo tenha reconhecido o antígeno (agressor). Esta lei é seguida pela microfisioterapia. O Fisioterapeuta irá tentar encontrar a cicatriz patogênica, que dizer o rastro ou a marca, a memória deixada pelo antígeno que invadiu o corpo afim de que possamos utilizar para re-informar os sistemas de defesa.


Hahnemann, um dos principais fundadores da homeopatia enunciou dois princípios da homeopatia denominados: lei da “semelhança” e da “infinitesimal”. Essa duas leis foram retomadas e são utilizadas pela microfisioterapia. Estimulando a cicatriz patogênica que foi identificada, através de uma maneira suave e lenta, o fisioterapeuta fornece ao organismo a possibilidade de reconhecer o agressor e desencadear a autocorreção. Re-informamos sobre seu passado para que o corpo possa reagir hoje sobre esse evento. É oferecida uma nova chance ao paciente de fazer ele mesmo o trabalho inacabado e o corpo fará de uma maneira suficientemente suave para não criar o retorno da cicatriz, mas unicamente para lembrar ao corpo da presença de um agressor.


A Microfisioterapia e a Homeopatia seguem as leis da cura pelo semelhante (reprodução da agressão) e do infinitesimal (medicamento diluído, palpação mínima). Também são leis citadas em técnicas de Medicina Energética.

Referencia utilizada: “Livro Saúde Integral – Fisioterapia Corpo Mente.” Dr Afonso Salgado. Ed. Andreoli


Comments


bottom of page